22 maio 2010

Um Quinto dos Lagartos pode ser exterminado por causa do Aquecimento, Aponta estudo

As perspectivas das espécies de lagartos diante do aquecimento global não são nada animadoras, segundo estudo publicado recentemente na revista Science, no qual a conclusão é de que um quinto delas poderá ser exterminada até 2080.

De acordo com o grupo internacional de cientistas que trabalhou no estudo, a espécie brasileira Liolaemus Lutzae, comum em restingas, é uma das mais ameaçadas de extinção, caso a humanidade não diminua os atuais índices de emissões de gases causadores de efeito estufa.

"Só é possível mencionar essa espécie no Brasil porque ainda temos relativamente poucos dados sobre outros lagartos no país. Mas é provável que o risco afete outras espécies de áreas costeiras e semiáridas, como a Caatinga", explicou ao jornal Folha de S.Paulo desta sexta-feira, 13 de maio, o pesquisador da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) Carlos Frederico Duarte Rocha, coautor do estudo.

Os cientistas se basearam em dados de temperatura e extinções locais (ou seja, o sumiço de populações de uma espécie, ainda que não da espécie inteira) compilados desde 1975. Conforme explicação do pesquisador, os lagartos, tanto os que tomam sol diariamente quanto os que vivem em ambientes fechados, não aguentam temperaturas além de certo limite. "Depois disso, entram em torpor e morrem", observou.

Consequências

Calcula-se que 4% das populações de lagartos já sumiram com as mudanças de temperatura que foram registradas nos últimos anos. Mantida tal tendência, 39% delas terão sido extintas até 2080, número que corresponde a 20% das espécies.

O resultado? Menos controle das populações de invertebrados (comidas por eles) e menor quantidade de alimento para os predadores de lagartos, como as aves. No Brasil, o estudo teve apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

 

Foto: sondebueu

Nenhum comentário:

Postar um comentário